Contabilidade para agências de publicidade: como reduzir a tributação?

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Você, empresário e empreendedor que possui ou pensa em abrir um negócio na área de marketing, precisa conhecer os benefícios da contabilidade para agências de publicidade.

Com o auxílio e orientação de uma contabilidade especializada, você pode tornar o seu negócio mais lucrativo e pagar menos impostos.

Procurando por serviços de contabilidade para empresas de publicidade e propaganda? 

Acompanhe esse conteúdo até o final, confira o que separamos para você e descubra como a contabilidade para agências de publicidade pode ser útil para o seu negócio.

No entanto, se você preferir, clique em um dos botões abaixo e fale diretamente com um contador especialista.

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O que faz uma agência de publicidade?

Provavelmente, você que chegou até aqui já sabe o que é e o que faz uma agência de publicidade, no entanto, é importante tratarmos sobre alguns detalhes importantes sobre esse tipo de empresa.

Basicamente, uma agência de publicidade e propaganda como o próprio nome indica, oferece e desenvolve serviços de marketing, propaganda e publicidade, contribuindo para que empresas, instituições e personalidades conquistem maior visibilidade no mercado.

Para alcançar seus objetivos, as agências de publicidade contam com um time de especialistas em marketing que inclui, dentre outros:

  • Estrategistas de marketing;
  • Analistas de SEO;
  • Gestores de Tráfego;
  • Redatores;
  • Designs;
  • Social Media.

Por sua vez, esses profissionais utilizam os seus conhecimentos e experiência para desenvolver campanhas de marketing em diferentes plataformas, incluindo rádio, televisão, jornais, revistas, sites, redes sociais, entre outros meios.

Contabilidade para agência de publicidade: Vale a pena atuar como pessoa jurídica ou pessoa jurídica?

Quando falamos de contabilidade para agências de publicidade, a tributação é um dos pontos que gera o maior número de dúvidas entre os empreendedores.

Nesse contexto, uma das principais dúvidas tem relação direta com a forma de prestação dos serviços: Afinal, para os empreendedores do mercado de publicidade, é melhor atuar como pessoa física (autônomo) ou pessoa jurídica (PJ)?

A boa notícia é que apesar de ser uma dúvida muito comum, a sua resposta é fácil de ser encontrada, basta observar com atenção a tabela abaixo, também conhecida como tabela do IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física:

Base de cálculo (R$)

Alíquota (%)

Parcela a deduzir (R$)

Até 1.903,98

Isento

Isento

De 1.903,99 até 2.826,65

7,50%

R$ 142,80

De 2.826,66 até 3.751,05

15%

R$ 354,80

De 3.751,06 até 4.664,68

22,50%

R$ 636,13

Acima de 4.664,68

27,50%

R$ 869,36

Observando a tabela, podemos concluir que a tributação sobre a renda mensal dos prestadores de serviço pessoa física pode chegar a 27,50%.

Por sua vez, a alíquota em questão é considerada significativamente elevada quando comparada à praticada no Simples Nacional ou no Lucro Presumido, conforme veremos na sequência.

O empreendedor pessoa física que contribuir com as alíquotas elevadas da tabela do Imposto de Renda, garante uma importante economia quando decide pela abertura de empresa, seja no Simples Nacional ou no Lucro Presumido.

Tributação para agências de publicidade: como reduzir os impostos?

Você já sabe que atuar como pessoa jurídica é a opção mais econômica para empreendedores da área de publicidade.

Sendo assim, é hora de conferir como funciona a tributação para empresas desse segmento, mais precisamente, no Simples Nacional e no Lucro Presumido.

As informações apresentadas na sequência levam em consideração as empresas enquadradas no CNAE 7311400: Agências de publicidade, confira!

Simples Nacional

As agências de publicidade optantes pelo Simples Nacional, podem faturar até R$ 4,8 milhões ao ano e são tributadas com base na regra do FATOR R.

De acordo com a regra do Fator R no Simples Nacional, agências de publicidade com despesas relacionadas a folha de pagamento em volume igual ou superior a 28% do seu faturamento, são tributadas com base no Anexo III:

Faixa

Receita em 12 meses

Alíquota

Valor a deduzir

Até 180.000,00

6,00%

De 180.000,01 a 360.000,00

11,20%

R$ 9.360,00

De 360.000,01 a 720.000,00

13,20%

R$ 17.640,00

De 720.000,01 a 1.800.000,00

16,00%

R$ 35.640,00

De 1.800.000,01 a 3.600.000,00

21,00%

R$ 125.640,00

De 3.600.000,01 a 4.800.000,00

33,00%

R$ 648.000,00

Observação: Alíquota efetiva máxima de 19,50% (considerando o valor a deduzir apresentado na tabela).

Por sua vez, as demais empresas são enquadradas no Anexo V:

Faixa

Receita em 12 meses

Alíquota

Valor a deduzir

Até 180.000,00

15,50%

De 180.000,01 a 360.000,00

18,00%

R$ 4.500,00

De 360.000,01 a 720.000,00

19,50%

R$ 9.900,00

De 720.000,01 a 1.800.000,00

20,50%

R$ 17.100,00

De 1.800.000,01 a 3.600.000,00

23,00%

R$ 62.100,00

De 3.600.000,01 a 4.800.000,00

30,50%

R$ 540.000,00

Observação: Alíquota efetiva máxima de 19,25% (considerando o valor a deduzir apresentado na tabela).

Lucro Presumido

Também temos como opção, o Lucro Presumido, regime tributário para agências que faturam até R$ 78 milhões ao ano.

Neste regime, a alíquota final de contribuição pode chegar a 16,33%, sendo representada pela soma de 11,33% em tributos federais e entre 2% e 5% em ISS (imposto municipal).

Passo a passo para abrir CNPJ e como contratar uma contabilidade para agência de publicidade

Agora que você já sabe tudo sobre a contabilidade para agências de publicidade, é hora de conferir o que é preciso para abrir empresa, confira o passo a passo:

1.Contrate os serviços de uma contabilidade para empresas de publicidade;

2.Defina em conjunto com o escritório contábil o melhor regime tributário para a sua empresa;

3.Forneça os documentos solicitados pela assessoria contábil;

4.Adquira um certificado digital e-CPF e um certificado e-CNPJ;

5.Aguarde enquanto a documentação da sua empresa é providenciada.

Conheça os serviços em assessoria contábil da Contabilidade Rio de Janeiro! Clique em um dos botões abaixo para saber mais!

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